ARTIGOS

Veja como se preparar para o concurso do INSS

Chegou o momento de se preparar para o concurso do INSS, o edital foi publicado e as provas objetivas serão aplicadas no dia 27 de novembro de 2022. 

Ou seja, se você quer concorrer a uma vaga, terá tempo de se preparar para o concurso do INSS. Nesse sentido, separei algumas dicas importantes de estudos que farão toda diferença para sua aprovação. 

Diversas pessoas sonham com uma carreira como servidor público do Instituto Nacional do Seguro Social, e a divulgação do edital do concurso foi uma motivação para se preparar para o concurso do INSS. 

Serão mais de 1.000 vagas no total, distribuídas por todo país, para os cargos que exigem o nível médio de estudo para o cargo de Técnico de Seguro Social do INSS. Com remuneração que pode chegar a R$ 5.905,79. 

Então, se quer participar do certame, saiba que as inscrições estão abertas desde 16 de setembro e se encerram em 3 de outubro de 2022. Faça através do site da banca organizadora Cebraspe. Saiba mais agora.

Quais são os requisitos para participar do concurso do INSS?
Como para as provas de concurso no geral, os requisitos básicos para se candidatar são: maior de 18 anos; nacionalidade brasileira ou portuguesa, estar em gozo dos direitos políticos; quite com obrigações eleitorais e militares; aptidão física e mental.

Especificamente para o certame do INSS, quanto à escolaridade, ao cargo de Técnico do Seguro Social, o requisito é: certificado (registrado pelo MEC) de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente.

O que estudar para me preparar para concurso do INSS?
A prova será composta de 120 questões, divididas por áreas do conhecimento. Embora lógico, tendo em vista o órgão contratante, INSS, a maioria das questões são em torno da legislação previdenciária. 

Dessa forma, devido à brevidade da realização da prova (menos de 2 meses), é importante o enfoque na matéria. 

Sobremaneira, veja qual será a grade de matérias que englobarão as questões da prova: as 120 questões serão divididas em dois blocos: conhecimentos básicos e específicos.

50 questões de conhecimentos básicos: 
Língua Portuguesa; Ética no Serviço Social; noções de Direito Constitucional, Administrativo; noções de informática; raciocínio lógico-matemático.

70 questões de conhecimentos específicos: 
Além da legislação previdenciária, o concursando enfrentará questões sobre:

Seguridade Social; 
Regime Geral da Previdência Social; 
empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário; 
Financiamento da Seguridade Social; 
decadência e prescrição; 
crimes contra a Seguridade Social; 
Recurso das decisões administrativas; 
Plano de Benefícios da Previdência Social; 
manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado; 
Serviços Previdenciários; 
Benefícios decorrentes de legislações especiais; 
Seguro-desemprego pescador artesanal; 
Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS; 
Regimes Próprios de Previdência Social; 
Emenda Constitucional n° 103/2019; 
Lei Complementar n° 142/2013; 
Lei n° 8.212/1991; 
Lei n° 8.213/1991; 
Decreto n° 3.048/1999; 
Instrução Normativa PRES/INSS n° 128/2022; 
o servidor público como agente de desenvolvimento social; 
saúde e qualidade de vida no serviço público.
Logo após a aprovação na prova objetiva, o candidato terá de fazer curso de formação, cuja classificação é de caráter eliminatório e classificatório. 

Embora pareça uma lista “interminável”, se você tiver um planejamento de estudo sólido, não há o que se preocupar. 

Porém, se ainda está perdido, trarei técnicas de estudos que lhe ajudarão a se preparar para o concurso do INSS.

Quais são as atribuições do Técnico de Seguro Social?
Possivelmente você, que se prepara para concurso do INSS, já conhece todas as atribuições do cargo. 

Entretanto, aqueles que ainda estão em dúvidas se participarão do certame devem saber quais funções exercerão quando da aprovação. 

Em suma, o Técnico do Seguro Social exercerá suas atividades em Agências do INSS, no atendimento ao público geral. 

Com atribuições atinentes a orientações, esclarecer dúvidas, agendar perícias para concessão de benefícios, dar andamento e analisar os pedidos dos segurados da Previdência Social, dentre outros.

Como são as questões da banca organizadora?
A banca organizadora do concurso, Cebraspe, é famosa por ter questões com textos longos. Dessa forma, é necessário atenção aos detalhes, utilizando, para tanto, técnicas de leitura, como, por exemplo, leitura dinâmica.

Nesse sentido, atenção às “pegadinhas” que geralmente se vê em questões longas, principalmente em Língua Portuguesa. Muito se vê que a banca pode confundir o candidato em meio às entrelinhas.

Além disso, a banca tem como, de costume, questões no formato Certo (C) ou Errado (E), sendo que uma questão errada exclui, na contagem, uma certa. Na prova, você terá uma folha de respostas em que deverá indicar “C” ou “E”.

Resolução de questões anteriores da banca são fundamentais para se preparar para concurso do INSS
Para se inteirar de como são as questões do concurso, vale a pena resolver provas anteriores – dica: tente, ao máximo, não olhar o gabarito, faça até o final e depois confira.

Além disso, a grande vantagem é que as provas anteriores do concurso do INSS também tiveram como banca organizadora Cebraspe. O que facilita, e muito, a familiaridade com os tipos de questões que estarão por vir.

Dicas de como ter um planejamento de estudo para o concurso do INSS
Como para tudo na vida, é necessário ter um plano, uma meta a se seguir, não diferiria para se preparar para concurso do INSS. 

Logo após ter todas as matérias que comporão a prova, estabeleça um cronograma de estudos, e, antes de tudo, você não pode esquecer que isso exige esforço e dedicação.

Além disso, nada mais importante que ter mentores, seguir ensinamentos de quem já chegou lá. Dessa forma, oportuna é a citação de trecho do livro “Como passar em provas e concursos”, de William Douglas:

“Montar um sistema de estudo exige planejamento, assim como precisa planejar aquele que vai fazer uma viagem ou uma obra.”

Portanto, assim como em uma viagem, você deve montar o seu plano de estudos, o seu roteiro. Embora existam dicas eficientes, vale ressaltar que tudo vai depender unicamente de você, da sua abdicação de certas coisas para se dedicar na preparação para o concurso.

Em suma, você deve determinar quantas horas se dedicará, os dias e quais matérias. Especialistas em concursos mostram que as horas dedicadas aos estudos dependem de critérios individuais, afinal, cada pessoa tem um nível de concentração. 

Porém, o que comumente se vê é uma rotina diária de estudos pré e pós-edital, 2 horas e de 4 a 6 horas, respectivamente.

Técnicas de estudos para concursos públicos
Estudar, de maneira efetiva, envolve a concentração de seus recursos pessoais, para assimilação de todas as informações, captando ao máximo todo conteúdo. 

Segundo William Douglas, aprender é conseguir resultados após atitudes de estudo, que envolvem: “aprender, apreender e praticar”. Esta técnica se mostra eficaz no meio dos concurseiros, desse modo, você pode seguir esta ficha para se preparar para o concurso do INSS. 

Nesse sentido, diversas são as estratégias que se mostram eficazes, de acordo com metas e tarefas que devem ser empregadas, conforme o concurso e a proximidade da prova. Entretanto, no geral, as técnicas de estudos para concursos públicos contêm os seguintes pontos:

  1. Adequação e Personalização
    Conhecendo as técnicas mais utilizadas, o concurseiro deverá personalizá-las de maneira individualizada, ou seja, seguindo critérios pessoais de estudos.
  2. Flexibilidade
    Não se esqueça de que você não é multitarefas, como são os computadores, nem, tampouco, deve ser engessado às técnicas. Deverá ser flexível, tendo em vista seus limites pessoais, para conseguir estudar com qualidade.
  3. Relação custo-benefício
    Isso não se relaciona apenas no “tempo é dinheiro”, vai além. De nada adianta pagar por cursos de preparação se estes não estão lhe proporcionando resultados efetivos. 

Em muitos casos, por critérios pessoais, concurseiros acabam se dando melhor ao estudarem sozinhos, utilizando-se dos mais diversos materiais, e, assim, acabam por encontrar o seu próprio método.

Dicas de como se preparar para concurso do INSS
Agora, coloque em prática seguindo estas dicas essenciais:

elabore seu plano de estudos e seja fiel a ele, lembrando que tudo envolve disciplina e dedicação;
crie resumos, mapas mentais, leia em voz alta, escute aulas, assista vídeos e técnicas de memorização. Afinal, a internet é uma fonte infinita de conhecimento, basta você utilizá-la a seu favor; 
revise periodicamente as matérias que estudou;
se direcione por concursos anteriores, principalmente relacionando questões da banca e matérias para cada cargo;
teoria e prática. Estude o conteúdo das disciplinas e coloque em prática respondendo a questões de provas de concursos anteriores;
participe de simulados que busquem avaliar seu desempenho simulando o momento da prova. Você encontrará práticas como esta, facilmente, em cursos preparatórios para concursos;
estabeleça intervalos entre as horas de estudo;
priorize hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática de atividades físicas;
não deixe de dormir, o sono é revigorante e lhe trará mais energia para o próximo dia de estudo. Embora todos, inconscientemente, saibam disso, acabam se desesperando diante da proximidade da prova e deixam de dormir. Acredito que isso não lhe trará resultados como espera.
Como serão distribuídas as vagas do concurso do INSS?
Voltando para sua preparação para o concurso do INSS, é importante escolher onde fará a sua prova e, claro, onde será o seu local de atuação após a aprovação no certame. 

Serão preenchidas 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social, espalhadas por todo o país. Então, para melhor visualização e escolha do seu local, a planilha abaixo lhe ajudará:

Estado Cidade Número de vagas
AC RIO BRANCO 14
AL MACEIÓ 13
AM MANAUS 28
AP MACAPÁ 12
BA BARREIRAS 5
BA FEIRA DE SANTANA 5
BA ITABUNA 10
BA JUAZEIRO 6
BA SALVADOR 10
BA SANTO ANTÔNIO DE JESUS 9
BA VITÓRIA DA CONQUISTA 4
CE FORTALEZA 8
CE JUAZEIRO DO NORTE 9
CE SOBRAL 8
DF DISTRITO FEDERAL 13
ES VITÓRIA 11
GO ANÁPOLIS 13
GO GOIÂNIA 10
MA IMPERATRIZ 9
MA SÃO LUÍS 15
MG BARBACENA 8
MG BELO HORIZONTE 11
MG CONTAGEM 11
MG DIAMANTINA 7
MG DIVINÓPOLIS 10
MG GOVERNADOR VALADARES 9
MG JUIZ DE FORA 9
MG MONTES CLAROS 5
MG OURO PRETO 10
MG POÇOS DE CALDAS 7
MG TEÓFILO OTONI 7
MG UBERABA 9
MG UBERLÂNDIA 11
MG VARGINHA 8
MS CAMPO GRANDE 11
MS DOURADOS 11
MT CUIABÁ 11
MT SINOP 8
PA BELÉM 33
PA MARABÁ 14
PA SANTARÉM 14
PB CAMPINA GRANDE 6
PB JOÃO PESSOA 7
PE CARUARU 12
PE GARANHUNS 5
PE PETROLINA 5
PE RECIFE 9
PI TERESINA 9
PR CASCAVEL 8
PR CURITIBA 7
PR LONDRINA 6
PR MARINGÁ 4
PR PONTA GROSSA 7
RJ CAMPOS DOS GOYTACAZES 25
RJ DUQUE DE CAXIAS 40
RJ NITERÓI 28
RJ PETRÓPOLIS 28
RJ RIO DE JANEIRO 36
RJ VOLTA REDONDA 34
RN MOSSORÓ 4
RN NATAL 12
RO PORTO VELHO 23
RR BOA VISTA 18
RS CANOAS 8
RS CAXIAS DO SUL 4
RS IJUÍ 2
RS NOVO HAMBURGO 8
RS PASSO FUNDO 5
RS PELOTAS 5
RS PORTO ALEGRE 6
RS SANTA MARIA 7
RS URUGUAIANA 4
SC BLUMENAU 5
SC CHAPECÓ 5
SC CRICIÚMA 6
SC FLORIANÓPOLIS 7
SC JOINVILLE 6
SE ARACAJU 6
SP ABCD 4
SP ARAÇATUBA 6
SP ARARAQUARA 10
SP BAURU 6
SP CAMPINAS 6
SP GUARULHOS 7
SP JUNDIAÍ 10
SP MARÍLIA 8
SP OSASCO 7
SP PIRACICABA 7
SP PRESIDENTE PRUDENTE 7
SP RIBEIRÃO PRETO 8
SP SANTOS 10
SP SÃO JOÃO DA BOA VISTA 7
SP SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 9
SP SÃO PAULO 8
SP SOROCABA 9
SP VALE DO PARAÍBA 9
TO PALMAS 9
Contudo, não podemos negar que sua aprovação depende unicamente de você, não há uma fórmula mágica, tudo é dedicação, constância e disciplina. Envolve muito mais renúncias para atingir o sucesso tão almejado. 

Então, dê o primeiro passo e se inscreva para o certame, lembrando que o prazo de inscrições vai somente até o dia 3 de outubro.

Logo, foco total em se preparar para o concurso do INSS, cuja prova ocorrerá no dia 27 de novembro de 2022. Por fim, se você tiver problemas no concurso público, recomendo que fale com um advogado especialista nessa área.


Fonte: Agnaldo Bastos Advocacia Especializada

Disponível em: https://concursos.adv.br/preparar-para-concurso-do-inss/

Mais emARTIGOS