OABSEGURANÇA DIGITAL

OAB MS alerta contra golpes virtuais após vazamento de dados

Dados de milhões de pessoas vazaram após ataques cibernéticos nos últimos dias no Brasil. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), vem a público alertar sobre possíveis golpes virtuais após o episódio de vazamento.

Entre os mais de 220 milhões de dados vazados, segundo Poder Judiciário de MS, informações de 37 bases incluindo RG, estado civil, lista de parentes, endereço completo, nível de escolaridade, salário, renda, poder aquisitivo, status na Receita Federal e INSS e outros.

No episódio em questão, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o vazamento dos dados. Todavia, podem ocorrer crimes de fraude online. Com os dados em mãos, os criminosos podem encaminhar boletos falsos, fazer saques e transferências bancárias, além do conhecido golpe do sequestro de parentes, dentre outros.

A OAB/MS alerta para ter cautela na hora de passar informações pessoais, como realizar cadastros que forneçam muitos dados pessoais, ao responder mensagens ou e-mails com links e, em caso de fraude, procurar uma delegacia.

Confira aqui comunicado do TJMS.


As informações são da OAB Mato Grosso do Sul / Imagem: OAB Mato Grosso do Sul

Mais emOAB