NOTÍCIAS

ENEL promove eficiência energética nos complexos judiciários ministro Mário Guimarães e Administrativo Patriarca

Parceria inédita entre Enel e TJSP permite a substituição de mais de 24 mil lâmpadas, gerando economia e sustentabilidade Companhia prevê economia anual de mais de 1.400 MWh, o equivalente para abastecer 721 residências por 12 meses

Em um marco para a eficiência energética no setor público, a Enel Distribuição São Paulo concluiu a modernização da iluminação do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães e do Centro Administrativo Patriarca.

A iniciativa, beneficiada pelo processo de Chamada Pública de Projetos, envolveu a substituição de mais de 24 mil lâmpadas por modelos de LED de alta eficiência, e resultará em uma economia anual estimada de 1.471,84 MWh, o equivalente ao consumo de energia de 721 residências por um ano.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (16) com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Fernando Antonio Torres Garcia, e de representantes da Enel, foram apresentados os resultados do trabalho.

“Essa parceria demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade e com a otimização dos recursos públicos”, afirma Marcia Massotti, diretora de sustentabilidade da Enel Brasil.

A modernização da iluminação nos tribunais é apenas um exemplo dos resultados do Programa de Eficiência Energética da Enel, que desde 1998 já investiu cerca de R$ 1,7 bilhão em mais de 419 projetos.

Além da economia de energia, a iniciativa representa um avanço significativo na promoção da sustentabilidade ambiental, contribuindo diretamente para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂), um dos principais gases de efeito estufa.

A substituição das lâmpadas convencionais por modelos de LED reduz a demanda por energia elétrica, o que contribui para a menor necessidade de acionamento de fontes complementares, como as termelétricas.

A nova iluminação, portanto, não só melhora a qualidade do ambiente de trabalho, com luz mais uniforme e eficiente, como também proporciona uma maior durabilidade, ao reduzir o descarte de materiais e a necessidade de manutenção frequente, gerando assim economia a longo prazo.

A parceria entre Enel e o TJSP, viabilizada pelo processo de Chamada Pública de Projetos, serve como modelo para outras instituições públicas e privadas, demonstrando que é possível conciliar eficiência energética, economia e sustentabilidade.

Guilherme Peara

Advogado e empresário na área da Comunicação. Graduado em Direito pela PUC Goiás, pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela HSM University.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo