DinheiroECONOMIA

Governo pretende antecipar o décimo terceiro salário do INSS em 2021

O pagamento antecipado do décimo terceiro salário INSS 2021, pago aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, foi anunciado pelo ministro da Economia Paulo Guedes, no último dia 5/3.

A medida, no entanto, ainda aguarda outras definições do governo. Entenda o que mudou desde o ano passado e saiba quando você pode receber esse valor.

Quando o décimo terceiro salário INSS 2021 será pago?

Segundo Guedes, as datas para os pagamentos do décimo terceiro salário INSS 2021 ainda dependem de confirmação. No entanto, isso só deve ocorrer após a aprovação do Orçamento Geral da União deste ano.

A declaração do ministro foi feita após a reunião com o deputado Daniel Freitas (PSL-SC) relator da emenda à Constituição (PEC) Emergencial na Câmara dos Deputados:

O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez.

A votação do relatório final do orçamento de 2021 deve ser votado no dia 23 de março na Comissão de Mista de Orçamento e no dia seguinte no Congresso Nacional. Portanto, essa é a previsão atual.

No ano passado, o pagamento da gratificação natalina também foi paga antes e injetou R$ 47,5 bilhões de reais na economia, no primeiro semestre.

A iniciativa vem novamente para beneficiar uma grande parcela da população que tem sido afetada pels efeitos financeiros da pandemia do Covid-19.

Receberão o décimo terceiro salário INSS 2021 os aposentados, pensionistas e segurados do auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Quem teve o benefício concedido recentemente receberá valor proporcional.

Liberação do décimo terceiro salário INSS 2021

Importante lembrar ainda que não necessariamente a liberação dos pagamentos ocorrerá no mesmo mês da data de aprovação do orçamento. Isso porque:

  • o INSS tem datas específicas para processamento das folhas de pagamento;
  • cada segurado tem um dia do mês específico para o recebimento (respeitando o calendário de pagamentos), de acordo com o número final do seu benefício previdenciário.

Assim, pode acontecer da aprovação ocorrer em um mês e o pagamento no próximo.


As informações são da bxblue.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo