NOTÍCIAS

Ponte Preta entra em campo com a OAB SP pelo fim da violência de gênero

Campanha ‘Elas Jogam Junto’ leva mensagem de respeito e conscientização para torcidas

A campanha nacional “Elas Jogam Junto”, promovida pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) por meio da Comissão das Mulheres Advogadas, em parceria com clubes esportivos e institutos, ganha força em mais uma rodada do futebol brasileiro.

Depois de passar por estádios como o MorumBIS e a Neo Química Arena, com o apoio do São Paulo e do Corinthians, agora é a vez do Moisés Lucarelli, às 17h, no próximo sábado (11), receber a ação, no clássico Ponte Preta x Guarani, levando a mensagem clara: Basta de Violência contra a Mulher.

Na partida, as voluntárias da Comissão das Mulheres Advogadas entrarão em campo ao lado das equipes, carregando uma faixa com a mensagem da campanha.

A mobilização inclui camisetas personalizadas, vídeos institucionais, mensagens no sistema de som dos estádios, exibição nos telões e a distribuição de cartilhas educativas, além de conteúdos de sensibilização voltados ao público interno dos clubes.

Ponte Preta entra em campo com a OAB SP pelo fim da violência de gênero
 Campanha ‘Elas Jogam Junto’ leva mensagem de respeito e conscientização para torcidas

Dados alarmantes

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de jogos de futebol, as agressões físicas contra mulheres aumentam em 21%. Boletins de ocorrência por ameaças crescem 23,7%, e cerca de 80% dessas ocorrências são de companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Esse cenário reforça a importância da presença da campanha em ambientes esportivos e da atuação da OAB SP na promoção de iniciativas de prevenção e conscientização coletiva.

Apoio jurídico e canais de denúncia

A OAB SP reforça que oferece acolhimento, orientação e apoio jurídico às vítimas de violência. Também destaca a importância da denúncia como ferramenta de proteção. O canal 180 é gratuito, funciona 24 horas por dia e está disponível em todo o território nacional.

Reconhecimento e compromisso institucional

Como parte da iniciativa, a Ordem Paulista também entregará os selos institucionais: “Estádio e Clube Seguro para Mulheres” e “Entidade Parceira das Mulheres”, reconhecendo clubes e instituições que assumem compromisso com a criação de ambientes livres de violência e com a promoção da equidade de gênero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo