ARTIGOS

Aposentado e pensionista: como denunciar as ligações de bancos?

Infelizmente, é comum que os bancos, financeiras e demais empresas de crédito fiquem sabendo da aprovação da aposentadoria antes mesmo do próprio aposentado.

É nesse momento que se iniciam as ligações com ofertas de empréstimos e cartões consignados. Um verdadeiro tormento para os beneficiários.

Em resumo, essas ofertas ocorrem porque a quitação dos empréstimos é mais fácil para os bancos, pois o desconto é direto no benefício, antes de cair na sua conta.

Mas aqui temos um enorme problema: muitas vezes, o aposentado não faz as contas certinho e acaba se endividando demais!

O banco pode ficar ligando para aposentados?

Em regra, os bancos não podem ligar para aposentados e pensionistas para oferecer serviços ou produtos, como o empréstimo consignado. Mas sabemos que isso acontece bastante.

Inclusive, existem casos absurdos em que os vendedores de bancos e financeiras informam que são funcionários do INSS ou tem algum vínculo entre eles.

Porém, isso não é verdade! O INSS não tem nenhuma relação com bancos e financeiras para oferecer empréstimo e financiamentos.

Mesmo assim, caso o banco tenha seu cadastro, é preciso que eles sigam algumas regras, como:

  • entrar em contato apenas no horário comercial
  • de forma alguma podem constranger ou coagir você a contratar alguma coisa
  • é proibido que entrem em contato com pessoas próximas a você
  • também não podem fechar contratos pelo telefone

Importante: apenas os bancos, financeiras e demais empresas de crédito em que você tenha cadastro é que podem entrar em contato com você.

Se você suspeitar que nunca fez cadastro, desligue a ligação imediatamente!

Vantagens e desvantagens do crédito consignado

Primeiro, as maiores vantagens são a possibilidade de juros menores, existem prazos maiores e é mais fácil para contratar em comparação a outros créditos.

Agora, em relação às desvantagens, temos a ausência de informações claras sobre o que você está contratando, a chatice de receber muitas ligações, além de muitos golpes envolvendo esse crédito.

Cuidados com as ligações

Mesmo que o INSS informe que os dados dos beneficiários são sigilosos, sabemos que os bandidos têm muita facilidade para encontrar as suas informações.

Isso porque ocorreram vazamentos dos dados de milhões de brasileiros, mas antes disso já ocorriam o acesso indevido às informações de aposentados e pensionistas.

Dentre os cuidados, você leu acima que os contratos não podem ser fechados pelo telefone, apenas pela internet, agência bancária ou lojas de atendimento das financeiras.

Então, qualquer tentativa de contratar um empréstimo ou cartão consignado pelo telefone, pode ser uma fraude contra você.

Mesmo se for no site ou em locais físicos, peça ajuda e esteja acompanhado por algum familiar próximo, para ajudar você a entender o que está acontecendo, inclusive para ler o contrato.

Além disso, só contrate um empréstimo após analisar outras possibilidades e ver se realmente vai precisar desse valor.

Por fim, nunca contrate crédito ou cartão consignado para outras pessoas, por mais próximas que sejam a você. Esse é um dos principais motivos de endividamento de aposentados e pensionistas.

Aposentado e pensionista: como denunciar as ligações de bancos?

Você pode fazer essa denúncia de várias maneiras, até porque ninguém merece passar o dia todo recebendo ligações indesejadas.

Ainda mais quando nunca teve cadastro no banco ou empresa que está ligando para você.

Então, quando você receber esses contatos indevidos, recomendo que anote essas informações:

  • nome de quem está ligando
  • nome do banco ou da financeira
  • quantidade de ligações (se for possível)

Após anotar essas informações, é possível fazer denúncia em vários lugares, como:

  • ouvidoria do INSS (Previdência Social) ligando no telefone 135 ou clicando aqui neste link
  • reclamação no Banco Central pelo número 145 ou neste link (leia as informações da página e clique em Registrar Reclamação)
  • site consumidor.gov.br
  • Procon da sua cidade (ou Estado)

É essencial que você faça essas reclamações, pois além de resolver o seu problema individual, as autoridades podem tomar outras providências com relação às empresas.

Você também pode acessar o site Não Me Perturbe e bloquear para não receber ligações de bancos e operadoras de telefonia.

Porém, em casos de fraude feita contra você, é necessário ir à delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência. 

Portanto, você que é aposentado ou pensionista, não deixe que esse assédio contra você continue, porque é uma verdadeira afronta essa invasão de bancos e financeiras com tantas ligações ofertando empréstimos consignados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo